Conselho Administrativo Tributário - CAT
Ementário das Decisões

Assunto:1.LEVANTAMENTO ESPECÍFICO - DEMONSTRATIVO SINTÉTICO - CERCEAMENTO DEFESA CONFIGURADO. 2. FALTA REGISTRO NF ENTRADA - PENALIDADE ACESSÓRIA - DOCUMENTO INCINERADO SEFAZ - EXIGÊNCIA IMPROCEDENTE.
3. ICMS DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - NF NÃO RESGISTRADA NOS LIVROS FISCAIS - DOCUMENTO INCINERADO SEFAZ - EXIGÊNCIA IMPROCEDENTE. RECURSO DE OFÍCIO – PROVIDO -
Texto:1. Entende-se que não prospera a exigência do imposto fundada em Levantamento Específico, quando se constata que os demonstrativos foram elaborados com supressão de informações relevantes e, imprescindíveis para que o contribuinte pudesse exercer na sua plenitude, o contraditório e a ampla defesa, conforme lhe é assegurado pelo art. 5º, inciso LV da Constituição da República. 2. Atribuindo-se ao contribuinte a falta de registro de Nota Fiscal de Entrada, compete ao Fisco provar os pressupostos do fato gerador da obrigação. Constatando-se que a SEFAZ incinerou o documento fiscal, objeto do lançamento, mostra-se improcedente a exigência. 3. Entende-se que a exigência do ICMS Diferencial de Alíquota, pautada em documento fiscal não registrado pelo contribuinte e incinerado pela SEFAZ, macula o lançamento.
Com esse entendimento, pela unanimidade dos votos e acatando em parte o parecer da d. Representação Fiscal, decidiu-se pela reforma da decisão monocrática, declarando-se a nulidade das exigências contidas nos Itens 1, 2 e 3; julgando-se parcialmente procedente o Item 4 e, procedente o Item 5 da ação fiscal, nos termos do voto revisor.
Ementa nº:289/2004
Processo nº:078/2000-CAT
AIIM/NAI nº:27118
Decisão/Acordão: Única
Decisão/Acordão nº.: 289/2004
Data Decisão/Acordão:11/30/2004
Nome do RelatorElizete Araújo Ramos - Revisora: Cons. Lourdes Emília de Almeida
Resolução nº:12/2004-CAT - D.O.E. 17/12/2004