Conselho Administrativo Tributário - CAT
Ementário das Decisões

Assunto:FALTA DE RECOLHIMENTO DE DIFERENÇA VERIFICADA ENTRE APLICAÇÃO DO REGIME DE ESTIMATIVA E NORMAL – NÃO RECOLHIMENTO DE PARCELA DE ESTIMATIVA – RECURSOS VOLUNTÁRIO E DE OFÍCIO -
Texto:Em seu recurso, o contribuinte, alega simplesmente que não possui condições financeiras para arcar com o ônus imposto. Ora, a ausência de condições econômicas não é causa de isenção ou imunidade de tributos, não havendo lei formal que autorize a exoneração total ou parcial da exigência, conforme o que dispõe o art. 172 do CTN. Após a exclusão dos valores que já tinham sido objeto de cobrança em auto de infração anterior, restou ainda um valor residual a ser recolhido aos cofres públicos, devidamente discriminado na decisão, sendo também reduzidas as penalidades que incidiam sobre o saldo remanescente em virtude do princípio da retroatividade benigna, disciplinado no artigo 106, II, “c”, do Código Tributário Nacional.
Com esse entendimento, por unanimidade de votos, em consonância com o Parecer da Representação Fiscal e com o voto da Conselheira Relatora, negou-se provimento a ambos os recursos, mantendo inalterada a decisão singular que julgou parcialmente procedente a ação fiscal.
Ementa nº:127/2004
Processo nº:757/2002-CAT
AIIM/NAI nº:60707
Decisão/Acordão: Única
Decisão/Acordão nº.: 127/2004
Data Decisão/Acordão:05/27/2004
Nome do RelatorHelma Auxiliadora Martins da Cunha - Revisor: Cons. Walcemir de Azevedo de Medeiros
Resolução nº:06/2004-CAT - D.O.E. 17/06/2004