Protetores de Borracha: impedem que o calor da roda atinja diretamente a câmara de ar. Confeccionado com compostos nobres para permitir maior resistência a altas temperaturas e a rasgos, este produto ajuda a prolongar a vida útil das câmaras.
Bandas de Rodagem: A banda de rodagem é a única parte do pneu que toca diretamente o solo, proporcionando tração, frenagem, baixa resistência ao rolamento, dirigibilidade, conforto e resistência ao desgaste, neste caso ela serve de insumo para a recauchutagem.
Para se realizar a recauchutagem ou regeneração do pneu é necessária a raspagem da banda de rodagem já gasta, e sua limpeza, aproveitando a carcaça original. A seguir é aplicada a banda de rodagem, fazendo-se a vulcanização e procedendo-se o acabamento final, restaurando-se assim o pneu para uso normal.
Sendo assim notamos que existe uma grade diferença entre os produtos, visto que a Banda de rodagem adquirida pela empresa contribuinte serve para ser aplicada nas carcaças no processo de recauchutagem, já os protetores de borracha ficam entre o pneu e a câmara como forma de proteger.
O protetor de borracha já vem acabado de fabrica, pronto para ser comercializado, enquanto que a banda é matéria prima a ser aplicada e transformada.
Concluímos então que Protetores de Borracha, não são bandas, apesar de pertencerem a Nomenclatura quase idêntica, NCM 4012.90 protetores de borracha e NCM 4012.9090 banda de rodagem.