Órgão Consultivo

Categoria: Informações em Processos de Consulta
Número:147/2012
Data da Aprovação:09/26/2012
Assunto:Regime de Apuração do Imposto
Regime Estimativa Simplificado
Substituição Tributária


Nota Explicativa :
Nota: " Os documentos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os textos publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais."

Texto
INFORMAÇÃO Nº 147/2012 - GCPJ/SUNOR

..., empresa estabelecida na ... Várzea Grande – MT, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ nº ... e Inscrição Estadual nº ..., formula consulta sobre a forma de tributação aplicada às suas operações: aquisições interestaduais de mercadorias constantes do Convênio ICMS 52/91 e Protocolo ICMS 41/08.

Para tanto, informa que seu Código de Atividade Economica principal é o CNAE: 4661-3/00 e que atua no segmento de comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário, bem como suas partes e peças.

Salienta que o regime de recolhimento de ICMS das máquinas e implementos agrícolas arroladas no Convênio ICMS 52/91 era o ICMS Garantido Normal, e para as peças arroladas no citado convênio, o regime de recolhimento aplicado era o ICMS Garantido Integral.

Diz que foi instituído o regime Estimativa Simplificado, através do Decreto 392/2011 e publicado no DOE de 30/05/2011, que consiste na aplicação de carga tributária média sobre as aquisições interestaduais e respectivas prestação de serviços de transporte.

Acrescenta que o referido percentual de carga tributária média foi definido pela SEFAZ/MT com a participação de representação dos segmentos econômicos envolvidos, inclusive com o segmento da qual a consulente faz parte.

Explica que o regime de Estimativa Simplificado substitui o ICMS Garantido, ICMS Garantido Integral, o ICMS devido por substituição tributária e o ICMS Estimativa por Operação.

Complementa que, conforme discutido com o segmento do qual a consulente faz parte, o ICMS devido das máquinas, dos implementos agrícolas e dos equipamentos rodoviários constantes do Convênio ICMS 52/91 seria recolhido em conta gráfica, e, as peças de reposição inclusas ou não no Protocolo 41/08, tanto de veículos, caminhões, ônibus, máquinas e equipamentos rodoviários e das máquinas agrícolas seriam tributadas pelo regime de ICMS Estimativa Simplificado com carga média de 13%.

Entende, assim, que os DAR’s lançados pela SEFAZ/MT referentes às máquinas agrícolas e emitidos com carga média de 13% devem ser recalculados considerando a alíquota de 1,5% relativo ao ICMS Diferencial de alíquota, ou seja, entende que estes devem ser impugnados administrativamente para pagamento do novo valor.

Diante das considerações expostas, efetua os seguintes questionamentos:

1- É correto o entendimento da consulente de que o imposto correspondente às máquinas e implementos agrícolas, bem como das máquinas e equipamentos rodoviários constantes do Convênio ICMS 52/91 e do Decreto 565/2007 deve ser recolhido em conta gráfica?

2- Em sendo afirmativa a resposta ao questionamento anterior, está correto o entendimento da consulente em recalcular os DAR’s referentes às máquinas agrícolas emitidos com carga média de 13%, ou seja, a consulente deve impugnar tais lançamentos para que seja considerado apenas o percentual de 1,5% relativo ao diferencial de alíquota e assim efetuar o pagamento do novo valor?

3- É correto o entendimento da consulente de que as peças de reposição inclusas ou não no Protocolo 41/08, tanto de veículos, caminhões, ônibus, máquinas e equipamentos rodoviários e das máquinas agrícolas devem ser tributadas pelo regime de ICMS Estimativa Simplificado com carga média de 13% referente ao segmento econômico da qual a consulente faz parte?

É a Consulta.

Em que pese a consulente mencionar o termo “diferencial de alíquota” em seu questionamento, entende-se tratar do regime de pagamento antecipado do imposto denominado ICMS Garantido Normal, correspondente à diferença entre a alíquota interna praticada neste Estado e a alíquota interestadual aplicada na unidade federada de origem, e, assim, a consulta será respondida considerando tão somente a atividade de comércio, conforme o CNAE da consulente.

Posto isso, passa-se a análise da matéria.

De início, cabe informar que em consulta ao Sistema de Cadastro de Contribuintes da SEFAZ/MT verifica-se que a atividade do contribuinte está classificada no Código Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 4661-3/00 - Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário; partes e peças; a qual está excluída da aplicação da Estimativa Simplificado conforme lista de CNAE bloqueadas constante no portal desta Secretaria, no link: Estimativa - Lista CNAE bloqueada.

Ainda na preliminar, cabe afirmar que as operações interestaduais com autopeças, a partir da celebração do Protocolo ICMS 41, de 04 de abril de 2008, para as mercadorias arroladas em seu Anexo Único, passaram a se sujeitar ao ICMS Substituição Tributária, conforme abaixo transcrito:

Posteriormente, por sua vez, o artigo 6º do Anexo XIV, do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 1.944, de 06/10/89, introduzido pelo Decreto nº 1.312, de 30 de abril de 2008, com efeitos a partir de 01 de junho de 2008, estabelece quais as mercadorias estão sujeitas ao ICMS Substituição Tributária, abaixo reproduzido:

Abaixo é especificado o item 13.4 do Apêndice referido no artigo 6º do Anexo XIV do RICMS/MT que submete as mercadorias constantes no Protocolo ICMS 41/2008 à Substituição Tributária: Desse modo, as mercadorias constantes no Protocolo ICMS 41/2008 estão sujeitas ao ICMS Substituição Tributária cabendo ao remetente o recolhimento do imposto, nos termos do artigo 3º do Anexo XIV do RICMS/MT, infra:

Entretanto, com a edição do Decreto nº 392/2011, foi instituído o ICMS Estimativa Simplificado em substituição às demais sistemáticas de cobrança do imposto previstas no Capítulo V, do Título III, da Parte Geral do Regulamento do ICMS, conforme estabelece o art. 87-J-6 do mencionado Estatuto Regulamentar:

Em análise às normas acima colacionadas, conclui-se que o regime de Estimativa Simplificado aplica-se em relação às operações interestaduais com mercadorias sujeitas à substituição tributária, inclusive, quando o remetente não for credenciado como substituto tributário junto à Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso.

Em que pese a instituição do Regime de Estimativa Simplificado, a ora Consulente foi afastada de ofício a partir de 01/06/2011, ou seja, desde a implantação do mencionado regime, conforme consta no banco de dados da SEFAZ (credenciamento especial de contribuinte – consultar histórico do credenciamento especial).

Nesse caso, o contribuinte excluído do regime de estimativa simplificado fica submetido ao regime de apuração normal, nos termos do §1º do artigo 87-J-10 e do § 1° do artigo 87-J-12 do RICMS, abaixo transcritos:

No entanto, conforme disposto acima, a referida exclusão não alcança as operações interestaduais submetidas à substituição tributária, razão pela qual o imposto decorrente dessa modalidade de tributação (ICMS-ST) continua sendo apurado por meio do Regime de Estimativa simplificado (carga média), conforme estabelecido nos parágrafos 2º, 2º-A e 2º-B do artigo 87-J-6 do RICMS/MT, infra:

Assim, as aquisições interestaduais efetuadas pela consulente, com as mercadorias constantes no Protocolo ICMS 41/2008 e/ou arroladas no Apêndice do Anexo XIV do RICMS/MT, ficam submetidas ao regime de estimativa simplificado, consistente na aplicação de carga tributária média, com base na CNAE do destinatário mato-grossense.

O artigo 87-J-7 do mesmo Diploma Regulamentar determina a forma como será feito o cálculo do imposto no regime de estimativa simplificado, in verbis:

O CNAE principal da consulente, acima mencionado, que define o percentual de carga tributária média a ser considerada no cálculo do imposto, consta no item 641, do Anexo XVI, do Regulamento do ICMS deste Estado, conforme o disposto abaixo:

ANEXO XVI
PERCENTUAL DE CARGA TRIBUTÁRIA MÉDIA POR CNAE, PARA FINS DE APLICAÇÃO DO REGIME DE ESTIMATIVA SIMPLIFICADO
conforme Seção IV-D do Capítulo V do Título III do Livro I deste Regulamento
(efeitos: fatos geradores ocorridos a partir de 1º de junho de 2011)
(Acrescentado pelo Decreto nº 392/2011)
Ordem
CNAE
DESCRIÇÃO
Percentual de carga tributária média
Percentual de carga ao fundo
TOTAL
641)
4661-3/00
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário; partes e peças
13%
0%
13%
Portanto, a partir de 01.06.2011, após a entrada em vigor do Regime de Estimativa Simplificado, ao se efetuar a apuração da base de cálculo para retenção do ICMS substituição tributária, deve o remetente substituto tributário credenciado ou não junto ao Estado de Mato Grosso, efetuar os cálculos do ICMS/ST com base nas regras contidas no artigo 87-J-7 das Disposições Permanentes do RICMS/MT, ou seja, conforme percentual de carga média fixado no Anexo XVI do Regulamento do ICMS deste Estado para a respectiva CNAE da consulente, qual seja de 13%.

Entretanto, quando o imposto devido por Substituição Tributária ao Estado de Mato Grosso estiver destacado e/ou recolhido a menor, a diferença será exigida do destinatário, nos termos do § 1º, do artigo 2º e do artigo 5º-A, do Anexo XIV, do Regulamento do ICMS/MT.

No tocante ao questionamento referente às mercadorias constantes do Convênio ICMS 52/91, que não estão sujeitas ao regime de ICMS por Substituição Tributária, cabe afirmar que tais mercadorias se sujeitam ao ao regime de apuração normal, tendo em vista que a consulente está excluída do regime de estimativa simplificado.

Diante do exposto, passa-se às respostas dos questionamentos feitos pela Consulente na ordem em que foram formulados.

Quesito 1 -
Conforme visto anteriormente, a Consulente foi afastada de ofício a partir de 01/06/2011, ou seja, desde a implantação do regime Estimativa Simplificado (carga média), e, assim, está sujeita ao regime de apuração normal.

Portanto, cabe afirmar que com relação às aquisições interestaduais de mercadorias que não se submetem ao recolhimento do ICMS por Substituição Tributária, a consulente deve efetuar a apuração e o recolhimento do imposto pelo regime de apuração normal (conta gráfica), nos termos da legislação acima mencionada, bem como conforme o previsto nos artigo 78 e 79 das Disposições Permanentes do RICMS/MT.

No entanto, vale destacar que, nas aquisições interestaduais de mercadorias sujeitas à retenção e ao recolhimento do ICMS Substituição Tributária, a responsabilidade é atribuída ao remetente referente às subseqüentes saídas a ocorrerem dentro do território mato-grossense, conforme estabelecido nos parágrafos 2º, 2º-A e 2º-B do artigo 87-J-6 do RICMS/MT.

Quesito 2 -
Conforme visto no quesito nº 1, a consulente deve efetuar a apuração e o recolhimento do ICMS devido pelo regime de apuração normal com relação às aquisições interestaduais de mercadorias não sujeitas ao regime de substituição tributária, assegurada a fruição do tratamento tributário pertinente às respectivas operações, na forma, limites e condições previstos na legislação tributária.

Assim, pode-se afirmar, com base na legislação apresentada, que os lançamentos de débitos relativos às aquisições interestaduais de mercadorias não sujeitas ao regime de substituição tributária não são devidos pela consulente, uma vez que a apuração e o recolhimento do ICMS correspondente serão efetuados pelo regime de apuração normal.

Por fim, cumpre salientar que em relação a impugnação dos referidos lançamentos informa-se que todos os procedimentos, inclusive os prazos e documentos exigidos, estão descritos nos artigos 570-A a 570-J do Regulamento do ICMS do Estado de Mato Grosso.

Quesito 3 -
Em conformidade com o acima exposto, as mercadorias constantes no Protocolo ICMS 41/2008 e do Apêndice do Anexo XIV do RICMS/MT, quando oriundas de outras unidades da Federação, ficam sujeitas à retenção e ao recolhimento do ICMS Substituição Tributária referente às subseqüentes saídas a ocorrerem dentro do território mato-grossense, sendo que tal responsabilidade é atribuída ao remetente, conforme estabelecido nos parágrafos 2º, 2º-A e 2º-B do artigo 87-J-6 do RICMS/MT.

Portanto, o remetente substituto tributário credenciado ou não junto ao Estado de Mato Grosso deve efetuar a retenção e o recolhimento do imposto sob o regime de ICMS/ST, com base nas regras do Estimativa Simplificado (carga média), nos termos do previsto no artigo 87-J-7 das Disposições Permanentes do RICMS/MT.

Cabe salientar que, embora a responsabilidade pelo recolhimento do imposto por Substituição Tributária ao Estado de Mato Grosso seja atribuída ao remetente, quando este estiver destacado e/ou recolhido a menor, a diferença será exigida do destinatário, nos termos do § 1º, do artigo 2º e do artigo 5º-A, do Anexo XIV, do Regulamento do ICMS/MT.

Finalmente, vale salientar que o §5º do artigo 87-J-6 do RICMS determina o regime tributário de substituição tributária previsto no Anexo XIV deste Regulamento nas operações com mercadorias arroladas no Anexo Único do Protocolo ICMS 41/2008, bem como relacionadas nos Anexos do Convênio ICMS 52/91, infra:
(...)

É a informação, ora submetida à superior consideração.

Gerência de Controle de Processos Judiciais da Superintendência de Normas da Receita Pública, em Cuiabá – MT, 26 de setembro de 2012.
Francislaine Cristini Vidal Marquezin Garcia Rúbio
FTE
De acordo:
Marilsa Martins Pereira
Gerente de Controle de Processos Judiciais – em exercício


Mara Sandra Rodrigues Campos Zandona
Superintendente de Normas da Receita Pública