Órgão Consultivo

Categoria: Informações em Processos de Consulta
Número:050/2022 – CDCR/SUCOR
Data da Aprovação:03/22/2022
Assunto:Aquisição de mercadorias em outras UFs
Ativo Imobilizado
Diferencial Alíquota


Nota Explicativa :
Nota: " Os documentos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os textos publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais."

Texto
INFORMAÇÃO Nº 050/2022 – CDCR/SUCOR

A empresa acima indicada, estabelecida na ....; s/nº, Bairro ..., em .../MT, inscrita no CNPJ sob o nº .... e no Cadastro de Contribuintes deste Estado sob o nº ...., formula consulta sobre a aplicação de benefício fiscal de redução de base de cálculo na apuração do imposto devido a título de diferencial de alíquotas pela aquisição interestadual de máquina para incorporação ao ativo imobilizado, nos termos da Lei nº 10.724/2018.

Para tanto, em síntese, a consulente informa que adquiriu uma máquina escavadeira hidráulica classificada no código NCM 8429.52.19 para integrar seu ativo imobilizado, conforme NF-e nº..., de 04.../20... do fornecedor ......., em anexo.

Cita o artigo 2º da Lei nº 10.724, de 19/07/2018, que assim disciplina:


Diante do exposto acima, efetua os seguintes questionamentos: Declara, ainda, o consulente que não se encontra sob procedimento fiscal iniciado ou já instaurado para apurar fatos relacionados com a matéria objeto da presente consulta, que a dúvida suscitada não foi objeto de consulta anterior já respondida, bem como que a matéria consultada não foi objeto de decisão proferida em processo administrativo já findo, em que tenha sido parte.

É a consulta.

Preliminarmente, cumpre informar que, em consulta ao Sistema de Gerenciamento do Cadastro de Contribuintes desta SEFAZ/MT, constata-se que a consulente está cadastrada neste Estado com a CNAE principal 0724-3/01 – Extração de minério de metais preciosos.

Também de acordo com o extrato da “Consulta Genérica de Contribuintes”, verificou-se que a contribuinte, a partir de 01/01/20... está enquadrada no regime de apuração normal do ICMS e, também, fez a opção pelos benefícios fiscais abaixo arrolados:

- Redução de base de cálculo nas operações internas e de importação com veículos automotores rodoviários
- Remissão e anistia sem migração
- Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária

1 – DO BENEFÍCIO FISCAL CONSTANTE DA LEI Nº 10.724/2018

De plano, esclarece-se que a benesse fiscal estabelecida na mencionada Lei nº 10.724/2018 foi implementada no Regulamento do ICMS deste Estado, aprovado pelo Decreto nº 2.212, de 20/03/2014, em seu Anexo V, artigo 27-A, nos seguintes termos:


Vê-se que o benefício disposto no artigo 27-A do Anexo V do RICMS, acima reproduzido, aplica-se apenas às operações internas com máquinas e equipamentos rodoviários arrolados nos seus incisos, por conseguinte, não se aplica à operação ora praticada pela consulente, pois se trata de operação de aquisição interestadual.

Desse modo, na situação consultada, tendo em vista o enquadramento no regime de apuração normal do ICMS, a consulente deverá apurar o ICMS a título de diferencial de alíquotas sobre o valor da operação sobre o qual incidiu o imposto no Estado de origem.

2 - DA INCIDÊNCIA DO ICMS DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS

A incidência do ICMS diferencial de alíquotas nas aquisições efetuadas por contribuintes do imposto de mercadorias ou bens oriundos de outras unidades da Federação e destinados a uso, consumo ou ativo permanente tem fundamento no artigo 155, inciso II, c/c § 2°, e seus incisos IV, VII e VIII, alínea a, da Constituição Federal, que se transcrevem a seguir:


A Lei Estadual nº 7.098, de 30/12/98, que consolida normas referentes ao ICMS, no inciso IV do § 1º do seu artigo 2º c/c o inciso XIII do artigo 3º, e alínea a do inciso I do artigo 14 c/c o inciso II do artigo 15, instituiu a cobrança do ICMS diferencial de alíquotas, incidente sobre a entrada no estabelecimento de contribuinte mato-grossense de bem ou mercadoria destinada a uso, consumo ou ativo permanente, adquirida em outro Estado, dispondo sobre a incidência, fato gerador e alíquotas, como segue: O ICMS diferencial de alíquotas incidente nas operações interestaduais que destinem bem ou mercadoria a estabelecimento de contribuinte para uso, consumo ou ativo permanente está previsto no RICMS no inciso IV do § 1º do artigo 2º e inciso XIII do artigo 3º, e, no que tange à alíquota a ser utilizada para o cálculo do ICMS diferencial de alíquotas, está prevista em seu artigo 96, inciso II, das disposições permanentes, como segue: Dessa forma, sobre as aquisições efetuadas por contribuintes mato-grossenses de mercadorias ou bens oriundos de outras unidades da Federação e destinados a uso, consumo ou ativo permanente, no âmbito estadual, incidirá o ICMS diferencial de alíquotas. O ICMS diferencial de alíquotas para contribuinte do ICMS estabelecido neste Estado, enquadrado no regime de apuração normal do imposto, regra geral, será calculado pela diferença entre a alíquota interna deste Estado, aplicável à operação e a alíquota aplicada na unidade federada de origem da mercadoria para a operação interestadual.

3 - DA ALÍQUOTA INTERESTADUAL COM BENS E MERCADORIAS IMPORTADOS DO EXTERIOR

A alíquota interestadual do ICMS, nas operações interestaduais com bens e mercadorias importadas do exterior, aplicável a partir de 01/01/2013, desde que atendidas todas as condições previstas, é de 4% (quatro por cento), de acordo com o disposto na Resolução nº 13, de 25 de abril de 2012, do Senado Federal, como segue:


O RICMS trouxe nos artigos 887 a 897 os procedimentos e condições a serem observados na aplicação da alíquota de 4% (quatro por cento) conforme a aludida Resolução nº 13, de 2012, do Senado Federal para as operações interestaduais com bens e mercadorias importadas do exterior, ou com conteúdo de importação, destinados a contribuintes do ICMS.

Assim sendo, na aquisição interestadual de estabelecimento fornecedor situado no Estado do Espírito Santo, a alíquota interestadual a ser considerada para fins de cálculo do ICMS diferencial de alíquotas será 12% (doze por cento), de acordo com o estabelecido na Resolução do Senado nº 22/1989. Todavia, em se tratando de mercadoria importada, a alíquota será de 4% (quatro por cento), conforme estabelecido na Resolução nº 13/2012, também do Senado Federal, desde que atendidas as condições previstas.

4- DA BASE DE CÁLCULO DO ICMS DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS E A ALÍQUOTA INTERNA

Com relação a base de cálculo do ICMS diferencial de alíquotas, cumpre, também, reproduzir as disposições do § 5º do inciso IX do artigo 72 do RICMS/2014, que define como base de cálculo para o ICMS diferencial de alíquotas, o valor da operação sobre o qual incidiu o imposto no Estado de origem nas aquisições de mercadorias em outro Estado, destinada a uso, consumo ou ativo permanente, sendo o imposto a pagar o valor resultante da aplicação do percentual equivalente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual, sobre o valor ali previsto:


Após essas considerações, passa-se a responder os questionamentos da consulente na ordem em que foram propostos:

Quesito 1-
Qual o valor do crédito do ICMS deve ser recolhido pela consulente?

No presente quesito depreende-se que a dúvida se refere ao valor do ICMS diferencial de alíquotas a ser recolhido pela consulente.

Conforme visto anteriormente, o benefício mencionado pela consulente constante da Lei nº 10.724/2018 e implementado no RICMS, no artigo 27-A do Anexo V, aplica-se apenas às operações internas.

No caso em comento, a alíquota do ICMS aplicada pelo estado de origem no documento fiscal, em anexo, é de 4% (quatro por cento), conforme estabelecido na Resolução do Senado nº 13/2012, e, assim sendo, o ICMS a título de Diferencial de Alíquotas correspondente à diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna, a ser recolhido ao Estado de Mato Grosso, resulta no percentual de 13% (17% - 4%) sobre a mesma base de cálculo que serviu ao cálculo do ICMS da operação interestadual, desde que atendidas as condições previstas na legislação.

Desse modo, em relação à operação de aquisição interestadual do bem constante da nota fiscal (NF-e ..., de .../.../....,), o valor do ICMS diferencial de alíquotas relativo a ser recolhido será de R$ ......, ou seja, 13% sobre a base de cálculo do ICMS constante da NF (...... X 13%).

Quesito 2-
Qual o valor do FUNGEFAZ a ser recolhido na referida operação?

Conforme descrito no quesito nº 1, o benefício mencionado pela consulente constante da Lei nº 10.724/2018 e implementado no RICMS, no artigo 27-A do Anexo V, aplica-se apenas às operações internas.

Portanto, não será devido o recolhimento ao FUNGEFAZ.

Cabe ressalvar que o entendimento exarado na presente Informação tem aplicação até que norma superveniente disponha de modo diverso, nos termos do parágrafo único do artigo 1.005 do RICMS.

Importa também registrar que não produzirá os efeitos legais previstos no artigo 1.002 e no parágrafo único do artigo 1.005 do RICMS a consulta respondida sobre matéria que esteja enquadrada em qualquer das situações previstas nos incisos do caput do artigo 1.008 do mesmo Regulamento.

Alerta-se, que, em sendo o procedimento adotado pela consulente diverso do aqui indicado, deverá, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, contados da ciência da presente, regularizar suas operações, inclusive, se devido, recolher o imposto ou eventuais diferenças, ainda sob os benefícios da espontaneidade, com acréscimo de correção monetária, juros e multa de mora, calculados desde o vencimento da obrigação até a data do efetivo pagamento.

Após o transcurso do prazo anotado, a consulente ficará sujeita ao lançamento de ofício, nos termos do artigo 1.004 do RICMS.

Por fim, assinala-se que esta resposta não se enquadra nas hipóteses das alíneas do inciso I do § 2º do artigo 995 do RICMS, conforme redação dada pelo Decreto n° 1.076, de 24 de agosto de 2021, não se submetendo, portanto, à análise da Câmara Técnica pertinente.

É a informação, ora submetida à superior consideração, com a ressalva de que os destaques apostos nos dispositivos da legislação transcrita não existem nos originais.

Coordenadoria de Divulgação e Consultoria de Normas da Receita Pública da Superintendência de Consultoria Tributária e Outras Receitas, em Cuiabá – MT, 22 de março de 2022.



Francislaine Cristini Vidal Marquezin Garcia Rúbio
FTE

DE ACORDO:

Mara Sandra Rodrigues Campos Zandona
Coordenadora – CDCR/SUCOR

APROVADA.

José Elson Matias dos Santos
Superintendente de Consultoria Tributária e Outras Receitas