Órgão Consultivo

Categoria: Informações em Processos de Consulta
Número:201/2021 - CDCR/SUCOR
Data da Aprovação:10/20/2021
Assunto:Produtor Rural
Veículos Automotores
Substituição Tributária


Nota Explicativa :
Nota: " Os documentos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os textos publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais."

Texto
INFORMAÇÃO Nº 201/2021 - CDCR/SUCOR

O interessado acima indicado, produtor rural, estabelecido na Rodovia .., S/Nº, Zona Rural, .../MT, inscrito no CPF sob o nº ... e no Cadastro de Contribuintes deste Estado sob o nº ..., formula consulta sobre o cálculo do imposto a ser recolhido quando da venda de veículo adquirido por produtor rural, realizada antes de 12 meses da data da aquisição.

Para tanto, o consulente informa a aquisição por produtor rural, em 28/12/2020, de um veículo novo, direto da montadora FIAT, pelo Convênio ICMS 51/2000, sendo que na Nota Fiscal não foi indicado o Preço Público Sugerido pela montadora PPS.

Destaca que, no Convênio ICMS 51/2000 não há informação sobre a forma de recolhimento do ICMS na hipótese de ocorrer a venda antes do prazo de 12 meses, somente menciona que a operação se sujeita a substituição tributária e que a montadora é a responsável pelo recolhimento do ICMS. Acrescenta, ainda, que não consta na Nota Fiscal a regra sobre a tributação quando houver alienação do veículo antes de 12 meses da compra.

Relata que, em consulta a CASC/SUSC/SARC/SEFAZ, a resposta (que anexou ao processo) foi direcionada a outro convênio, qual seja, o Convênio ICMS 64/2006.

Diante do exposto, efetua as seguintes indagações:

1) Se vender o carro antes de completar os 12 meses, levando em consideração que, pelo Convênio ICMS 51/2000, não está destacado PPS (Preço Público Sugerido) pela montadora, como deve efetuar o recolhimento do ICMS desta venda?

2) Considerando que o Convênio ICMS 51/2000 não menciona a forma de recolhimento do imposto devido, somente há a informação que o ICMS é por Substituição Tributária, qual a regra que deve ser utilizada para fazer o recolhimento desse imposto?

É a consulta.

Preliminarmente, cabe informar que, em consulta ao Sistema de Gerenciamento de Cadastro de Contribuintes do ICMS desta Secretaria, foi constatado que o consulente é produtor rural e está cadastrado na CNAE principal 0115-6/00 - Cultivo de soja, bem como se encontra enquadrado no regime de apuração normal do ICMS.

De início, cabe informar que, conforme a cópia da Nota Fiscal, anexada ao processo, a venda foi realizada direto pela montadora nos moldes do Convênio ICMS 51/2000.

Por outro lado, o Convênio ICMS 64/2006, de 07/07/2006, mencionado pelo consulente, estabelece disciplina para a operação de venda de veículo autopropulsado realizada por pessoa física que explore a atividade de produtor agropecuário ou por qualquer pessoa jurídica, nos seguintes termos:


Nota-se que o regramento estabelecido pelo Convênio ICMS 64/2006 aplica-se às operações de venda de veículos adquiridos, nos termos do artigo 15 da Lei nº 6.729/1979 (Lei Ferrari), diretamente da montadora.

A regra contida no Convênio 64/2006 e alterações, foi inserida na legislação mato-grossense pelo Decreto nº 1.587/2018, de 18/07/2018, que acrescentou os artigos 686-B e seguintes ao Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 2.212/2014, RICMS:
Dos dispositivos reproduzidos, infere-se que, na venda de veículo adquirido diretamente da montadora, antes de completados 12 meses da data da aquisição, cabe ao adquirente do veículo, pessoa física que explore a atividade de produtor agropecuário ou qualquer pessoa jurídica, nos termos do Convênio ICMS 64/2006, proceder ao recolhimento do imposto, conforme segue:

. a base de cálculo do imposto será o preço de venda ao público sugerido pela montadora, respeitada a redução de base de cálculo prevista no artigo 22 do Anexo V deste regulamento;

. sobre a base de cálculo será aplicada a alíquota interna cabível, estabelecida para veículo novo, prevista na alínea a do inciso I do caput do artigo 95 destas disposições permanentes;

. do resultado obtido será deduzido o crédito fiscal constante da Nota Fiscal de aquisição emitida pela montadora;

. o imposto apurado será recolhido em favor de Mato Grosso pelo alienante, por meio de DAR-1/AUT ou de GNRE, conforme esteja localizado neste Estado ou em outra unidade federada.

Para tanto, o citado Convênio estabelece os procedimentos a serem efetuados pela montadora, dentre os quais, mencionar no Campo “informações Complementares” da Nota Fiscal a data correspondente ao termo final do prazo de 12 meses em que a alienação do veículo ensejará o recolhimento do ICMS, bem como consignar o preço sugerido ao público (PPS) para o veículo.

Ocorre que, no presente caso, da análise da Nota Fiscal de aquisição do veículo, juntada ao processo, constata-se a ausência das informações definidas pelo Convênio ICMS 64/2006.

Por outro lado, consta da Nota Fiscal a informação de que a operação foi realizada com a observância das disposições do Convênio ICMS 51/2000, que estabelece disciplina relacionada com as operações com veículos automotores novos efetuadas por meio de faturamento direto para o consumidor.

Eis o disposto nas cláusulas primeira e segunda do Convênio ICMS 51/2000:

Dessa forma, na hipótese de a operação de aquisição do veículo ter sido realizada nos termos do Convênio ICMS 51/2000, deverá ser recolhido o ICMS a título de substituição tributária ao Estado de Mato Grosso, no entanto, nota-se que, ainda que a operação de aquisição do veículo tenha sido realizada nos termos do Convênio ICMS 51/2000, tal circunstância não afasta a aplicação do disposto no Convênio ICMS 64/2006.

Por outro lado, se a venda ocorrer após transcorrido 12 meses da respectiva aquisição, aplicam-se as disposições do § 5º do artigo 54 do Anexo V do RICMS/MT, que se refere à saída decorrente de desincorporação do ativo fixo ou imobilizado, sendo aplicável relativamente às operações de saídas realizadas por estabelecimento de contribuinte do ICMS, conforme segue: Por todo o exposto, na hipótese de a desincorporação do ativo fixo ou imobilizado (veículos usados) ocorrer após 12 meses de aquisição da montadora, desde que atendidas as condições exigidas no artigo 54 do Anexo V do RICMS, a operação poderá ser beneficiada pela redução de base de cálculo prevista no inciso I do respectivo § 5º.

No entanto, não será aplicável o benefício previsto no inciso II do § 5º do artigo 54 do Anexo V do RICMS, tendo em vista, que a tributação da venda de veículo antes de 12 (doze) meses da data da aquisição junto à montadora, realizada por pessoa jurídica que explore a atividade de produtor agropecuário, está, especificamente, disciplinada pelo Convênio ICMS 64/06, já mencionado anteriormente.

Isto posto, passa-se às respostas aos questionamentos do consulente:
1 Se vender o carro antes de completar os 12 meses, levando em consideração que, pelo Convênio ICMS 51/2000, não está destacado PPS (Preço Público Sugerido) pela montadora, como deve efetuar o recolhimento do ICMS desta venda?

R - Conforme já explanado, nas vendas efetuadas diretamente pela montadora a pessoa física que explore a atividade de produtor agropecuário ou por qualquer pessoa jurídica, essa circunstância deve estar indicada na Nota Fiscal, inclusive com a informação sobre o Preço Público Sugerido – PPS, nos termos do Convênio 64/2006.

Na situação consultada, consta na Nota Fiscal a indicação de que a operação foi realizada nos termos do Convênio ICMS 51/2000, não havendo, no entanto, no campo “Informações Complementares” a indicação determinada pelo Convênio ICMS 64/2006 de que “ocorrendo alienação do veículo antes do último dia do décimo segundo mês posterior à emissão do respectivo documento fiscal” deverá ser recolhido o ICMS, nem a indicação do preço de venda sugerido ao público.

Ocorre que a ausência da informação na Nota Fiscal em relação ao preço de venda sugerido ao público não elide o alienante, na hipótese de venda do veículo antes de completados 12 (doze) meses, da obrigação de recolher o ICMS nos termos determinados pelo Convênio ICMS 64/2006, cujas regras estão internalizadas nos artigos 686-B a 686-G do RICMS.

Nesse diapasão, o produtor agropecuário fica obrigado ao recolhimento do ICMS, nas condições estabelecidas no Convênio ICMS 64/06, em favor do Estado do domicílio do adquirente, calculado sobre o preço de venda ao público sugerido pela montadora com a respectiva alíquota interna cabível ao veículo novo, inclusive com aplicação de redução de base de cálculo ou crédito presumido, se houver.

O preço de venda sugerido ao público do respectivo veículo para apuração do valor devido nos termos do Convênio ICMS 64/2006, pode ser obtido junto às concessionárias que comercializam veículos da marca correspondente.

Destaca-se que na apuração do valor devido, nos termos do mencionado Convênio ICMS 64/2006, poderá ser aproveitado, como crédito, tanto o valor do ICMS, destacado na Nota Fiscal, referente ao valor devido a unidade federada de origem, quanto o valor destacado a título de ICMS Substituição Tributária, devidamente recolhido ao Estado de Mato Grosso, nos termos do Convênio ICMS 51/2000.

Em consonância com o disposto no artigo 22 do Anexo V do Regulamento do ICMS, a base de cálculo nas operações com veículos novos corresponde a 70,59% (setenta inteiros e cinquenta e nove centésimos por cento) do valor da respectiva operação.

Sintetizando: a base de cálculo do imposto devido pelo produtor rural, na venda a adquirente deste Estado de veículo autopropulsado, adquirido diretamente da montadora, há menos de um ano, desincorporado do ativo imobilizado, corresponde a 70,59% (setenta inteiros e cinquenta e nove centésimos por cento) do preço de venda ao público sugerido pela montadora, sobre o qual deve ser aplicada a alíquota de 17% (dezessete pvpor cento), prevista na alínea a do inciso I do artigo 95 do RICMS/2014. Desse produto será deduzido, como crédito, o imposto constante do documento fiscal que acobertou a aquisição do veículo junto à montadora, e ainda o valor recolhido a este Estado a título de substituição tributária, equivalendo o resultado ao valor do imposto a recolher.

2 Considerando que o Convênio ICMS 51/2000 não menciona a forma de recolhimento do imposto devido, somente há a informação que o ICMS é por Substituição Tributária, qual a regra que deve ser utilizada para fazer o recolhimento desse imposto?

R – Questionamento já respondido no item anterior.

Incumbe ressalvar que o entendimento exarado na presente informação prevalecerá até que norma superveniente disponha de modo diverso, nos termos do parágrafo único do artigo 1.005 do RICMS.

Cumpre ainda destacar que não produzirá os efeitos legais previstos no artigo 1.002 e no parágrafo único do artigo 1.005 do RICMS a consulta respondida sobre matéria que esteja enquadrada em qualquer das situações previstas nos incisos do caput do artigo 1.008 do mesmo Regulamento.

Assinala-se que esta resposta não se enquadra nas hipóteses das alíneas do inciso I do § 2º do artigo 995 do RICMS, conforme redação dada pelo Decreto n° 1.076, de 24 de agosto de 2021, não se submetendo, portanto, à análise da Câmara Técnica pertinente.

É a informação, ora submetida à superior consideração, com a ressalva de que os destaques apostos nos dispositivos da legislação transcrita não existem nos originais.

Coordenadoria de Divulgação e Consultoria de Normas da Receita Pública da Superintendência de Consultoria Tributária e Outras Receitas, em Cuiabá/MT, 20 de outubro de 2021.


Marilsa Martins Pereira
FTE

DE ACORDO:

Mara Sandra Rodrigues Campos Zandona
Coordenadora – CDCR/SUCOR

APROVADA.

José Elson Matias dos Santos
Superintendente de Consultoria Tributária e Outras Receitas