Legislação Tributária
ATO NORMATIVO CONJUNTO

Ato: Consulta Pública

Número/Complemento
Assinatura
Publicação
Pág. D.O.
Início da Vigência
Início dos Efeitos
1/2013
02/01/2013
02/20/2013
2
20/02/2013
20/02/2013

Ementa:Comunica a abertura de Consulta Pública/Jogos de Loteria.
Assunto:Consulta Pública
LEMAT - Loteria do Estado de Mato Grosso
Alterou/Revogou:
Alterado por/Revogado por:
Observações:


Nota Explicativa:
Nota: " Os documentos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os textos publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais."

Texto:
CONSULTA PÚBLICA nº 001/2013
EDITAL DA CONSULTA PÚBLICA nº 001/2013

A Loteria do Estado de Mato Grosso - LEMAT comunica, formal e expressamente, que abrirá Consulta Pública com a finalidade de realizar a prospecção de fornecedores que atualmente operam jogos de Loteria no mercado mundial, convidando os interessados para que apresentem e detalhem, institucionalmente, seus portfólios de projetos, produtos e serviços, bem como suas expectativas sobre o potencial do mercado lotérico mato-grossense.

A Consulta Pública será constituída de apresentação, pelas empresas interessadas, de seus portfólios de projetos, produtos, e serviços para jogos de Loteria, em meio físico e/ou eletrônico.

As empresas que operam estes jogos no mundo terão um espaço reservado para apresentarem seu background tecnológico, suas soluções, as condições de fornecimento de seus serviços na operacionalização da Loteria e colaboração com sugestões, visando a obtenção das especificações mínimas para uma futura Licitação.

I – JUSTIFICATIVA
As loterias redor do mundo, com o advento de novas tecnologias, têm levado ao público apostador uma gama de cartões bilhetes em papel e, também, eletrônicos/virtuais, que são distribuídos e comercializados em meio digital, por meio de terminais interativos, que se modificam e aperfeiçoam a cada dia.
A presente Consulta Pública permitirá à LEMAT coletar informações sobre as empresas do cenário mundial que operam loterias e que poderão fornecer soluções técnicas de vanguarda na operacionalização de nossa loteria, com softwares de gestão de jogos, serviços e gerenciamento completo do ambiente tecnológico necessário à operação tanto em meio digital quanto em meio físico.

II – DA PARTICIPAÇÃO NA CONSULTA PÚBLICA
II.I – Local e Data:
Local: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO
Av. Andre Antonio Maggi, 06 – Centro Político Administrativo, Cuiabá MT.
Auditório Licínio Monteiro
Data: 11 DE MARÇO DE 2013, da 08:00 às 18:00
II.II – Poderão participar da Consulta Pública empresas nacionais ou estrangeiras operadoras e/ou gestoras de sistemas de loterias em meio eletrônico e em papel;
II.III – A participação consiste na apresentação detalhada pelas empresas interessadas, , em sessão pública, de seu background tecnológico e portfólio de produtos, de suas soluções e as condições de fornecimento de seus serviços na operacionalização e gestão da loteria em meio digital e em meio físico;
II.IV – A Consulta Pública será realizada em sessões com duração de até 3 (três) horas para apresentação do portfólio de cada empresa inscrita no evento. Após cada apresentação, será aberto o intervalo de 60 (sessenta) minutos para apresentação de respostas à eventuais perguntas elaboradas pela equipe da LEMAT, bem como para a troca de informações entre os participantes presentes na sessão.

III – DA INSCRIÇÃO NA CONSULTA PÚBLICA
III.I – A inscrição na Consulta Pública para apresentação será viabilizada através do preenchimento do Formulário/Questionário de inscrição conforme Anexo I, deste Edital, os quais deverão ser enviados, via arquivo digital, para o e-mail: lemat@lemat.mt.gov.br até às 17 horas do dia 06/03/2013.

IV – DO CREDENCIAMENTO NA SESSÃO DA CONSULTA PÚBLICA
IV.I – O credenciamento na sessão da Consulta Pública dos expositores inscritos será feito no local de exposições, junto à coordenação do evento, até 30 (trinta) minutos antes do horário previsto na “Agenda de Sessões de Exposição” para apresentação da empresa inscrita. O credenciamento será viabilizado através dos seguintes documentos:
IV.I.I – Pessoa Física: nome completo, documento de identidade, dados estes que serão confirmados na sessão da Consulta, através do formulário de inscrição;
IV.I.II – Pessoa Jurídica: dados do representante conforme item IV.I.I acima; no caso de representante, o mesmo deve estar acompanhado de instrumento público ou particular de procuração, com firma reconhecida.
IV.II – A empresa credenciada deverá entregar à recepção do evento mídia contendo seu portfólio editado em português (CD/DVD).

V – DAS SESSÕES DE EXPOSIÇÕES NA CONSULTA PÚBLICA
V.I – Finalizado o prazo de inscrições, a LEMAT editará a competente “Agenda das Sessões de Exposição” onde definirá o local, dia e a hora da sessão de apresentação de cada empresa inscrita na Consulta Pública.
V.II – A ordem de apresentação na “Agenda das Sessões de Exposição” será definida pela LEMAT através de sorteio entre as empresas inscritas na Consulta Pública;
V.II.I – A LEMAT informará, através de e-mail, às empresas inscritas, a data e o local de realização do sorteio;
V.II.II – O sorteio será realizado por meio de 1 (um) globo contendo esferas numeradas sequencialmente, a partir de 01 (um), até completar todo o universo das empresas inscritas;
V.II.III – A numeração das bolas obedecerá à ordem de inscrição da empresa na Consulta Pública, tendo como referência a data e a hora do envio do e-mail contendo formulário/questionário de inscrição, conforme Anexo II deste Edital, recebido pela LEMAT.
V.III – A LEMAT informará, via e-mail, às empresas inscritas, a Agenda das Sessões de Exposição até as 72 (setenta e duas) horas após encerradas as inscrições da Consulta Pública.
V.IV – Serão realizadas até 3 (três) sessões diárias de exposições. Cada sessão terá a duração de até 2 (duas) horas;
V.IV.I – Serão acrescidos ao tempo de exposição até 60 (sessenta) minutos para perguntas e respostas, para que os presentes às sessões esclareçam suas dúvidas junto ao palestrante.
V.V – O total das sessões que comporão a Consulta Pública objeto deste Edital será definido em função da quantidade de inscrições efetuadas.
V.VI – A LEMAT reserva o direito de retificar a Agenda das Sessões de Exposição caso aconteça desistência de inscritos na Consulta Pública ou a necessidade de ampliar o número de sessões.
V.VII – As apresentações nas sessões de exposições deverão ser proferidas e/ou traduzidas em língua portuguesa pelos palestrantes representantes das empresas inscritas na Consulta Pública, conforme mandamento do artigo 13 da Constituição Federal.

VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
VI.I – Os pedidos de informações e esclarecimentos relacionados com a presente Consulta Pública deverão ser encaminhados para o e-mail lemat@lemat.mt.gov.br, com o título “Dúvidas”, até 3 (três) dias antes do término das inscrições.
VI.II – A LEMAT responderá às dúvidas pela mesma via, divulgando-as, também, em editais afixados nos locais onde ocorrerão as sessões.
VI.III – Não sendo feito qualquer pedido de esclarecimento no prazo previsto no subitem VI.I, pressupõe-se que os elementos fornecidos no Edital foram suficientes e claros, não cabendo aos inscritos na Consulta Pública qualquer reclamação posterior.
VI.IV – O presente Edital poderá ser retirado gratuitamente na sede da LEMAT, Av. Agrícola Paes de Barros, s/n, anexo ao Ginásio Aecim Tocantins – sala 01, Bairro Verdão, Cuiabá-MT, a partir da data de sua publicação, em dias úteis das 13:00 às 19:00, ou através do endereço eletrônico: lemat@lemat.mt.gov.br
VI.V – Todas as sessões da Consulta Pública serão gravadas e/ou reduzidas a termo, por funcionário da LEMAT, para arquivo da LEMAT.
VI.VI – Esta consulta pública objetiva apenas à prospecção do mercado mundial de operadores de loterias para conhecimento de suas soluções tecnológicas e melhores práticas na gestão de loterias, não dando o direito aos seus participantes de qualquer tipo de indenização ou contratação de suas soluções pela LEMAT.

Cuiabá, 1º de fevereiro de 2.013.


CONSULTA PÚBLICA nº 001/2013

ANEXO I
FORMULÁRIO/QUESTIONÁRIO DE INSCRIÇÃO


Público-alvo: Empresas operadoras de sistemas de loterias em meio eletrônico e em papel.

Instruções:

As empresas interessadas em participar da Consulta Pública deverão preencher os campos abaixo e enviar este formulário e o questionário deste Anexo I, devidamente preenchidos, para o e-mail lemat@lemat.mt.gov.br, até as 17 horas do dia 06/03/2013.


2 – Questionário de Inscrição
Questões de negócio
Número
Questão
1
Qual a experiência da empresa na implantação de sistemas de loterias com gestão de diferentes modalidades de loterias por meio de terminais eletrônicos de venda, no mundo? Quantas implantações foram realizadas e em que países?
2
De que certificações relevantes para o objeto desta consulta pública a empresa e/ou seus produtos dispõem (sistema central de gestão, terminais eletrônicos de venda e demais dispositivos)?
3
A empresa conhece as características do mercado de jogos do Estado de Mato Grosso? Explique.
4
Qual a expectativa de arrecadação bruta com a comercialização de jogos no Estado de Mato Grosso? Detalhar por tipo de jogo como Bilhete Tradicional, instantânea, Convencional etc
5
6
A própria empresa produz os equipamentos e software que implanta em seus clientes? Se não, quais são seus fornecedores?
7
A própria empresa produz os cartões de loteria em papel e desenvolve os softwares de gestão do jogo que implanta? Se não, quais são seus fornecedores?
8
Sobre a loteria Instantânea e outros jogos em papel, a empresa desenvolve seus jogos (planos de premiação e produção de cartões) ou opera através de fornecedores? Se opera com fornecedores, quais são?
Questões técnicas
Número
Questão
1
A empresa dispõe de sistema de software por meio do qual seu cliente possa acompanhar a execução do projeto de implantação de sua solução? Que informações esse sistema disponibiliza?
2
Qual o número máximo suportado de terminais eletrônicos de venda em operação simultânea, para solução de loteria disponibilizada pela empresa?
3
Que consultas e relatórios o sistema de gestão de jogos da empresa disponibiliza para o cliente realizar o acompanhamento de desempenho dos jogos em operação (por exemplo, quantidade de cartões ou bilhetes vendidos, de prêmios pagos) e de outras informações relevantes ao objeto desta Consulta Pública?
4
As informações referidas no item acima também podem ser acessadas por meio de software de fornecedor independente (por exemplo, soluções de inteligência empresarial ou business intelligence), para que seja capaz de realizar consultas personalizadas, criar e emitir relatórios conforme necessidades de informação do cliente? Quais softwares são suportados?
5
De que forma a solução da empresa garante que toda a venda realizada em meio eletrônico para captação de apostas (por exemplo, terminal eletrônico de venda) seja, de fato, registrada em sistema central de gestão?
6
Durante quantas horas por dia a solução da empresa, incluindo terminais eletrônicos de venda, sistema central de gestão, servidores e toda infraestrutura necessária para manter jogos em operação pode ser mantida disponível em operação ininterrupta? Durante quantos dias por ano? Como a disponibilidade efetivamente obtida pode ser comprovada ao cliente?
7
Como a solução da empresa garante a segurança da comunicação entre terminais eletrônicos de venda, servidores e demais equipamentos pertencentes à infraestrutura da solução?
8
Utilizando a solução da empresa, as informações mantidas por sistema central de gestão em uso pelo cliente podem ser exportadas para outros sistemas? Quais interfaces de software estão disponíveis para facilitar a comunicação dessas informações com outros sistemas?
9
Que tipos de código de barra a solução da empresa pode usar em bilhetes emitidos eletronicamente por terminal eletrônico de venda para sua posterior leitura por um scanner (por exemplo, para verificar se o bilhete está premiado)?
10
Utilizando a solução da empresa, como e em quanto tempo é feita a atualização de terminais eletrônicos de venda quanto a seus jogos, sistema operacional, material informativo, leiaute e aparência de cada jogo?
É possível realiza-la remotamente, a partir de sistema central de gestão?
Em caso afirmativo, quantos terminais podem ser atualizados a partir de um único comando do sistema central de gestão? É possível selecionar um único terminal, um grupo de terminais ou todos os terminais?
11
Como a solução da empresa impede a venda repetida (e incorreta) do mesmo cartão de loteria em meio eletrônico?
12
Utilizando a solução da empresa, que informações relacionadas às vendas realizadas por meio de terminal eletrônico de venda se tornam disponíveis para monitoramento do cliente?
Quanto tempo depois de registradas em terminal eletrônico de venda?
13
O terminal eletrônico de venda da solução da empresa é capaz de agregar que outros serviços simultâneos à venda de cartões de loteria?
14
Sobre as informações operacionais de terminais eletrônicos de venda de solução da empresa (por exemplo: terminal desligado; terminal ligado e pronto para operação; terminal ligado, mas sem papel; etc):
- quais informações são disponibilizadas em tempo real, remotamente e sob demanda de sistema central de gestão usado pelo cliente?
Essas informações podem ser obtidas a respeito de até quantos terminais a partir de um único comando do sistema central de gestão?
Essas informações são ou podem ser registradas em banco de dados da solução, para posterior consulta e/ou emissão de relatórios?
Utilizando software de fornecedor independente (vide questão respectiva), quais informações são acessíveis e quanto tempo depois de registradas pelo sistema central de gestão elas se tornam disponíveis para a realização de consultas e/ou emissão de relatórios?
15
Que características o terminal eletrônico de venda de solução da empresa possui que o tornam robusto o suficiente para seu uso em ambientes sociais (por exemplo, restaurantes, bares, shoppings)?
Por exemplo, que resistência terminal tem contra: poeira, gordura, líquidos?
Que cuidados devem ser tomados para sua limpeza e para mantê-lo em operação?
16
Como a solução da empresa garante a atribuição aleatória de prêmios para cartões de loteria vencedores?
17
Sobre a loteria em meio físico, que recursos a solução da empresa disponibiliza para que um estabelecimento possa validar cartões físicos premiados, de forma mais eficiente que a digitação pura e simples dos identificadores desses cartões?
18
Que recursos a solução da empresa disponibiliza para que um estabelecimento possa dar baixa em bilhetes físicos que não forem vendidos, de forma mais eficiente que a digitação pura e simples dos identificadores desses bilhetes?
19
Que tipos de código de barra a solução da empresa pode usar em bilhetes pré-emitidos para sua posterior leitura por um scanner (por exemplo, para verificar se bilhete está premiado)?
20
Que formas a solução da empresa disponibiliza para que apostadores possam avaliar se um bilhete está ou não premiado?
21
Além da forma tradicional de venda de bilhetes (por exemplo, aquisição presencial de bilhetes em casas lotéricas), por meio de que outras formas a empresa é capaz de oferecer a venda de bilhetes emitidos eletronicamente?
Por exemplo, por meio de:
- terminais eletrônicos de venda ou quiosques operados pelo próprio apostador (self-service);
- terminais eletrônicos itinerantes operados por vendedor credenciado por operadora de loteria;
- site Internet, pelo próprio apostador;
- aplicativo de celular, pelo próprio apostador, etc.